domingo, 20 de abril de 2014

Luciano do Vale Morre aos 66 anos

Um dos maiores locutores  que esse pais já viu. Um visionário. Um idealizador. Um sonhador. Um homem que fez acontecer….
A morte de Luciano do Vale deixa para o Brasil uma lacuna imensa. Não só pelo grande jornalista/locutor  que era, mas por tudo que citei acima, por tudo que esse homem fez em prol do esporte brasileiro e consequentemente para o próprio Brasil.
Luciano do Vale com certeza foi um homem muito a frente de sua época.

Talvez o seu maior feito foi provar para o próprio povo brasileiro que o nosso país não era somente o país do futebol, era também o país do vôlei, do basquete, da natação, da sinuca, do boxe, do tênis……e de tantos outros esportes. Acho que foi a pessoa que mais gostava de esporte que vi até agora em minha existência.
Paula e Hortência, Maguila, Rui Chapéu e Roberto Carlos, o Bola 8(animador de torcida)…. com certeza não teriam a mesma sorte se não fosse Luciano do Vale. Um dos motivos dele ter saído da Rede Globo em 1982 é que ele não concordava com a emissora sobre a grade esportiva, ele sempre achou que poderia ter mais coisas, mais esportes envolvidos, mais competições televisionadas. Até que logo depois da Copa de 82 resolveu sair para a Bandeirantes, por que lá lhe disseram que ele teria carta branca para fazer e acontecer na parte esportiva, de um modo simplório, compraram a sua ideia e deram para ele por em pratica o próprio projeto. E deu certo, muito certo.
Luciano do Vale também foi um dos primeiros no Brasil a brigar por qualidade e conforto ao principal personagem do esporte, o “torcedor”. Qualidade nos eventos, conforto dentro e fora dos estádios, ginásios, autódromos. Foi também um pioneiro em mostrar para o povo brasileiro que não era feio, e muito menos anti patriota, referenciar outros esportes como o basquete da NBA, o futebol americano, golfe. Queria com aquilo mostrar para o povo que precisávamos evoluir, conhecer, aprender.
Como locutor fez escola. Luciano do Vale revolucionou o mode de se narrar esporte na televisão brasileira. Basta uma simples lembrança, ou pesquisa na net, para lembrar/ver de como era até “chato” as narrações em TV. Era, até certo ponto, um caminho ainda em construção na televisão, mas ele soube mesclar a empolgação e emoção do rádio com a cadência mais compassada que a televisão exigia. Garanto que 90% dos locutores atuais tem nele um dos grandes mestres e espelho, inclusive Galvão Bueno(nos bons tempos).
A vida é assim, um dia todos nós vamos partir desse mundo, mas garanto a todos que foi um prazer poder ter visto homens como Luciano do Vale. Termino aqui com uma narração dele em um dos mais bonitos gols de Zico pela seleção em jogo contra a Iugoslávia em 1986 no estádio do Arruda em Pernambuco. Essa é uma das memórias mais afetivas que guardo de minha infância.
Vá com Deus Luciano, e fique em paz…………..

Um comentário:

  1. Fernando ou William Carvalho? Votem no Duelo Futebolístico em http://galaxiafutebolistica.blogspot.pt

    Abraços

    ResponderExcluir

Todos os comentários são aprovados automáticamante, afinal a idéia é fomentar a discussão. Mas passou dos limites da boa educação com certeza tera resposta no mesmo nível ou vai ser deletada.