quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Falar o que depois de mais uma vergonha?


E ai galera rubro negra mais bem vestida do mundo...

É, mais uma vergonha e o sentimento de inconformidade(que com certeza é geral) é tão grande que nem consegui escrever nada ontem.

Hoje correndo a net li um texto muito bom no URUBLOG(clik aqui) que reflete muito bem nosso sentimento com a atual situação do mengão, ou menguinho, pelo futebol que vem jogando.

Por que os jogadores do Flamengo entram em campo e jogam sem brilho nos olhos? Por que os jogadores do Flamengo perdem todas as divididas?

Por que os jogadores do Flamengo correm com a bola metros e metros de gramado até chegar perto de um companheiro apenas para passá-la a este mesmo companheiro? Por que o time do Flamengo não atua de forma compacta, com aproximação entre jogadores?

Por que os jogadores do Flamengo levam cartões amarelos infantis e que prejudicam o time no jogo e desfalcam a equipe no próximo? Eles querem ser poupados de viagens? Por que será que o treinador, o diretor de futebol ou mesmo a presidência não tomam providências para diminuir este comportamento lesivo aos interesses do clube?

Por que o Flamengo atrai os adversários para seu próprio campo sem ter uma saída articulada (tática) de contra ataque? Por que o Flamengo joga sempre no ataque atabalhoadamente? Por que os jogadores de frente do Flamengo não marcam a saída de bola do adversário como todos os times fazem com o Flamengo?

Por que o time do Flamengo é tão previsível? Por que o time do Flamengo é tão lento? Por que o time do Flamengo não tem um padrão de jogo de acordo com cada técnico que passou pelo comando nos últimos anos?

Por que os jogadores do Flamengo é que determinam, em campo, uma forma de jogar que ignora qualquer tentativa do treinador do momento em dar um padrão tático à equipe?

Por que o ataque do Flamengo não consegue prender a bola na frente? Por que os zagueiros do Flamengo dão chutões a esmo, que muitas vezes terminam nos pés dos jogadores adversários?

Por que o Flamengo não tem saída de bola armada, com o goleiro dando aqueles chutões que eram parte do futebol de trinta, quarenta anos atrás? Por que os jogadores do Flamengo passam a bola para um companheiro e ficam parados, sem se deslocar para receber em melhores condições?

Por que os jogadores do Flamengo são frequentemente substituídos por cansaço? Por que o preparo físico dos jogadores do Flamengo é tão precário para o dito futebol moderno, de força, de velocidade, de combate noventa minutos?

Por que o capitão do Flamengo é um jogador apático, que não tem a menor liderança em campo? Ele é líder aonde? Nos bastidores? Por que todos os times atacam sempre pela lateral direita do time do Flamengo? Por que Leonardo Moura ainda não foi deslocado para o meio de campo, deixando a lateral direita para um jogador que defenda melhor aquele setor? Por que os laterais do Flamengo não bloqueiam quase nenhum adversário que cruza bolas na nossa área o jogo inteiro?

Por que o time do Flamengo não dá combate mais vigoroso ao adversário, preferindo sempre ‘cercar’ o oponente e dando espaço para ele trabalhar e resolver a jogada? Por que nossos atacantes são tão displicentes na hora de finalizar em gol? Ou mesmo quando finalizam, o fazem de forma tão primária e infantil?

Por que temos tantas boas promessas de craques na Gávea que são pouco aproveitados, enquanto outros clubes lançam no time principal jogadores de até 16 anos? Por que, a cada jogo, fica mais evidente a falta de brios dos jogadores do Flamengo? Por que será que os jogadores e até o técnico anterior (Joel Santana) ridicularizaram e acabaram com os termos de conduta elaborados pelo supervisor de futebol na época?

Eles são funcionários de uma instituição que tem todo o direito de estabelecer padrões de conduta dentro do clube, como qualquer empresa faz com seus funcionários, com a diferença de que os jogadores são personalidades públicas e o que fazem foram repercute positiva ou negativamente no clube.

Por que os jogadores do Flamengo preferem um técnico ‘amigo’ a outro que tenha visão mais moderna do futebol, que tente implantar um sistema tático para a equipe? Por que nossos jogadores não conseguem fazer uma autocrítica decente do que cada um fez durante uma partida ou mesmo do desempenho da equipe?

Por que os jogadores do Flamengo conseguiram em apenas poucos meses perder o campeonato carioca, a Libertadores e apenas lutar para não serem rebaixados no Brasileiro?

Por que os jogadores do Flamengo não conseguem ter uma atitude profissional? Por que os jogadores do Flamengo não conseguem ter uma atitude de homens adultos e não de meninos?

Por que os jogadores do Flamengo usam chavões em suas entrevistas sem conseguir dar uma declaração que reflita seriamente o desempenho da equipe e que respeite a inteligência dos torcedores? Por que treinadores e diretorias são permanentemente reféns de jogadores que não honram a história e a tradição do clube?

Por todas estas perguntas penso que os jogadores do Flamengo, há anos e anos, é que mandam no futebol do Flamengo, impondo uma forma de jogar, independente do treinador da ocasião, derrubando sucessivamente treinadores e comissões técnicas; impondo um péssimo exemplo aos novos jogadores das divisões de base; impondo às sucessivas diretorias comportamentos incompatíveis com atletas profissionais de alta performance, mantendo o clube refém de suas atitudes e manhas; impondo, acima de tudo, uma cultura predadora e descolada da história e das tradições do clube.

Por tudo isto, penso que está na hora de uma mudança de cultura no futebol do Flamengo. Fala-se sempre na honra de não ter sido rebaixado. E a desonra de não formar uma equipe baseada em homens que honram a camisa, que se esforçam em campo, que está sempre correndo o risco de cair para a segunda divisão, em vez de disputar os títulos ou ainda as primeiras colocações?

O que os torcedores esperam de uma diretoria séria é romper este ciclo vicioso, afastar jogadores que não podem – por deficiência técnica ou por desinteresse próprio – vestir a camisa de uma dos mais importantes clubes do futebol mundial. É hora de mudar a cultura do futebol do Flamengo.

É hora de ensinar nossos jovens valores que o que queremos é um time de fibra, de homens que lutem até o final de cada partida, que não sejam passivos, que não sejam displicentes, que façam jus aos salários que recebem, que se tiverem problemas com um treinador ou mesmo com outros colegas, não prejudiquem a instituição Flamengo.

Que tenham personalidade, que saibam que o clube que defendem tem uma história secular atrás deles, que tenham brios, que joguem com brilho nos olhos, que tenham atitude de homens.

José Carlos Asbeg


3 comentários:

  1. Já virou palhaçada esse comportamento ridículo desse time. Se querem mesmo lutar por alguma coisa nesse Brasileirão tem de acordar. E a Patrícia Amorim, me perdoem, é a pior presidente da história do clube. Me sinto decepcionado com a gestão desastrosa dela. O Flamengo não merece tanta humilhação.

    ResponderExcluir
  2. É, Cleber! O seu mengão está muito ruim das pernas!
    Mas não há de ser nada! O título e a libertadores estão em um estagio de utopia, mas não vai cair!!!

    Parabéns pelo blog!! Boa sorte!!

    ResponderExcluir
  3. É, Cléber, realmente a coisa está muito feia, e o jogo de ontem contra o Coritiba mostrou muito bem a atual fase do Flamengo: um verdadeiro baile no Couto Pereira.

    Cleber, parabéns por sua iniciativa de escrever um novo blog, só nós blogueiros sabemos que escrever sobre o nosso time do coração acaba sendo mais prazeroso não é? hahaha[[[

    Seu link já está na minha página de parceiros do blog. Sucesso!

    Abraços!

    www.blogfutebolnaveia.blogspot.com

    ResponderExcluir

Todos os comentários são aprovados automáticamante, afinal a idéia é fomentar a discussão. Mas passou dos limites da boa educação com certeza tera resposta no mesmo nível ou vai ser deletada.