quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Blog de cara nova

E ai galera rubro negra mais bem vestida do planeta...

Se você esta lendo esse post já percebeu que estamos de logomarca nova. Demorou um pouco mas finalmente conseguimos fazer um logo que agradece esse escriba.

Os créditos são todos do meu amigo João Ari, excelente arte finalista e que também fecha com o certo, rubro negro dos bons. Valeu irmão.

Depois de uma vitória apresentando aquele futebol que todos esperam que um time do nosso porte apresente, é normal que a nação esta cheia de esperança. Até por que somos imbatíveis em confiança, verdade seja dita, nos empolgamos por pouca coisa..

Mas ainda temos que primeiro cumprir o dever de casa, fazer 45 pontos, e ai sim pensar em voos mais altos.

E volto à avisar os tricolots que adoraram nossa vitória contra as cocotas, pau que bate em Chico, também bate em Francisco.....

Flamengo é Flamengo: já dizia um tal sujeito

E ai galera rubro negra mais bem vestida mundo...

Grande vitória do mengão sobre as galinhas monotítulas das alterosas. Com raça, vontade, amor, e pasmem, até com bom futebol.

Welliton Silva só pode estar dominado por um espirito que quando encarnado devia ter cido um grande lateral? Impressionante o quanto esse moleque jogou nesses dois jogos em que voltou a atuar. Hoje por exemplo, foi escolhido pelo Perrout da rádio globo, como melhor jogador em campo, posso até não concordar muito, mas é uma opinião de respeito. Mas claro, não estou reclamando, rsrsrs.

Hoje, lá no meu outro humilde blog, onde o foco é o futebol brasileiro em geral, citei que o jogo de hoje lembrou muito os jogos dos anos 80, veja: "Ah! O que tem haver com os anos 80? Explico. Se você não viu oque foi e como eram os jogos entre Flamengo e Atlético-MG na década de 80, mas viu esse de hoje, pode ter certeza que você já sabe como eram aqueles jogos. O coração na ponta da chuteira e sempre estádios lotados".

Jogamos talvez a melhor partida desse campeonato. Claro que sei que o jogo de hoje não foi bom técnicamente, mas levando em conta o nível da equipe adversária e mesmo assim fomos superiores não podemos deixar de exaltar esses 3 pontos que vai ajudar e muito a manter a escrita e o tabu que "time grande não cai"

Finalmente parece que nosso problema crônico do meio campo já é coisa do passado. Cleber Santana chegou colocando banca, Leo Moura parece bem a vontade na nova função e agora de um problema que antes era de quem escalar, agora  o problema é quem não escalar, melhor assim.

Infelizmente nossa meta ainda é os malditos 45 pontos. Não acredito em uma arrancada nos moldes de 2007, por isso o negócio é fazer o feijão com arroz e já vislumbrar 2013.

Ganhar das galinhas mineira é sempre muito bom, melhor ainda é ver uma melhora acentuada no volume de jogo do time. Domingo temos o nosso fregues municipal mais tradicional, e já aviso as menias tricolets, pau que bate m Chico, também bate em Francisco.....

SRN

terça-feira, 25 de setembro de 2012

INDIFERENÇA: essa é a melhor resposta ao dentuço

E ai galera rubro negra mais bem vestida do mundo...

Quarta-feira vamos enfrentar o galo mineiro e teremos ai o primeiro jogo de R49 contra nós depois da saída conturbada e pela porta dos fundos. E a verdade, e sendo bem complacente com a nossa ridícula diretoria amadora e incompetente, é que no máximo podemos imputar ao dentuço meia culpa por toda essa palhaçada.

Já sabemos que vamos ter casa cheia, pena que isso não foi uma regra nesse campeonato. Foi preciso quase chegar ao fundo do poço para a torcida entender que o Flamengo somos nós, não somos um time com torcida, somos uma torcida com um time. Se pegarmos as grandes campanhas que fizemos nos brasileirões da vida, vamos ver que a nossa torcida sempre foi o grande diferencial. E 2007, 08 e 09 é a prova das minhas palavras.

Mas voltando ao texto.

A imprensa tratou logo de apimentar esse encontro. Medidas de segurança, preocupação com a torcida, etc, etc, etc. Mas eu faço um apelo à nação: "esqueçam o dentuço", ignorem, a indiferença é a melhor resposta que podemos dar a esse sujeito, e lhes garanto, vai doer mais que xingamentos e coisa do tipo. É da natureza do ser humano não saber conviver com a indeferença, somos seres sociais. E uma pessoa estrelada como é o dentuço perde o norte quando se sente indiferente.

O foco é o jogo, não o sujeito. Os 3 pontos é muito importante para nós, indiferente do time que estamos enfrentando. Por isso torcedor, amanhã grite, cante, empurre, grite, cante, empurre novamente. Mas não se esqueça, SOMOS FLAMENGO, e isso é a única coisa que importa.

SRN

domingo, 23 de setembro de 2012

Pontos importantes da sofrida vitória sobre o dragão

E ai galera mais bem vestida do mundo, e que agora respira um ar um pouco leve, mas só um pouco....

Vencemos, e esse é o principal ponto.

1 - Não foi uma grande apresentação, bem verdade que apesar do gol dos caras, não tivemos muito lances que nos fizeram sofrer. Mas hoje não jogamos sequer a metade em relação ao jogo contra o Gremio.

2 - Luiz Antônio e Adryan nã estiveram bem, e esse é o maior perigo que muita gente fala sobre a utilização dos moleques em excesso. Nessa fase da carreira é normal alternar bons e maus jogos, e com a falta de paciência natural que o brasileiro tem, mais a situação complicada do time, é muito fácil acabar estragando uma promessa. Felizmente Dorival JR tem essa visão e tentou preservar os moleques.

3 -Grande jogo de Cleber Santana. Mesmo com a falta de entrosamento ele mostrou o que se espera dele, um jogador que consiga resolver o problema da distribuição de bola. E para contemplar a boa estreia ainda fez um gol em uma jogada que ele mesmo começou. Pode ser que não passe disso, mas o cartão de visita foi muito bom.

4 - Wellington Silva é a grande surpresa desses dois últimos jogos. É quase inacreditável. Tudo bem, não foi assim uma "Brastemp", mas fez a sua função e ajudou muito, principalmente no jogo de hoje. Confesso que não senti falta de Léo Moura.

5 - Vagner Love merece todo nosso respeito. Claro que também fiquei puto com ele hoje, mas não podemos esquecer que é um dos poucos jogadores que não podemos falar nada. Não falta raça, vontade. Hoje é um dia para se esquecer na carreira de Love, e mesmo assim ele foi muito importante nos dois gols do mengão.

6 - Como foi bonito ver a nação tomando conta do Serra Dourada. É isso ai, se o time não vai bem, carregamos ele nas costas.

É isso ai, não jogamos bem, mas vencemos. A essa altura uma vitória é muito importante e torço para que baixe um pouco a ânsiedade da rapaziada. Na quarta-feira, contra o Galo, é torcida lotando estádio novamente, e apoiando até o fim.


sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Os novos reforços e o caso Negueba

Negueba não é o culpado
E ai galera rubro negra mais bem vestida do planeta....

Dorival JR teve uma semana inteira para trabalhar a equipe e ainda ganhou dois novos reforços, que se não é o sonho de consumo da nação, é o que temos para o momento e agora só nos resta torcer para que de certo.

Confesso que não sei oque pensar exatamente de Cleber Santana, mas é um jogador que tem experiência e vem tendo uma boa temporada, mesmo que seja na série B, até por que as coisas lá se bobear é igual ou pior que na série A.Tomara que ele consiga ser a peça que vem faltando para resolvermos o problema de vez do nosso meio campo. Sem contar que com isso as alternativas para mudanças aumentam.

Sobre o zagueiro Renato, que só deve jogar daqui a uns 15 dias, é literalmente falando, uma aposta. Esse ano no time catarinense ele vem fazendo uma grande temporada, participou de 25 dos 26 jogos do Avaí e tomou apenas um amarelo. E convenhamos, com a zaga que temos não é difícil do cara se destacar. Renato tem 25 anos e já tem certa experiência, confesso que estou na torcida para dar certo.

Sobre Negueba, eu vou ser direto e franco. Faltou, para variar, por parte da diretoria rubro negra, mais tato para se levar as negociações, ou seja, faltou mesmo profissionalismo.

Pelo o que deu para entender, é que fizeram toda a negociação mas não avisaram os envolvidos, ou seja, ninguém perguntou antes para os caras se eles queriam ou não, chega a ser inacreditável que isso ocorra em um time "profissional". E claro que a reação dos jogadores seria de no mínimo de espanto.

Pode ter faltado calma a Negueba, mas é de se compreender, o moleque esta a 10 anos no clube e claro que sonha em ainda fazer fama no clube, que além de tudo, é o do coração. E confesso que fiquei decepcionado com boa parte da torcida, exageraram nas críticas e até mesmo ofenderam o moleque com citações racistas, um absurdo. Negueba é so mais uma vitima dessa diretoria amadora, esdruxulo e totalmente incompetente. E pode anotar ai, em 2013 no São Paulo, um clube sério, o moleque vai se dar muito bem.

Meu palpite para domingo é vitória de 2 x 0.

SRN

quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Sobre meninos e lobos

Direto do Blog do Cleber Soares


Confesso que eu não queria escrever sobre o tema que abordarei hoje. Por nada,  mas é que é um tema complicado e que 10 entre 10 pessoas tem diferentes pensamentos.

Mas devido a repercussão que o caso vem tendo, e por alguns e-mail que recebi me interpelando sobre o caso, resolvi deixar o meu humilde pitaco também.

Ao fazer o gol a comemoração dever ser politicamente correta?

Sim, na minha opinião de sim.

Explico. Os sentimentos que o futebol hoje  inspiram vai muito além  da simples ideia do desporto. A violência é um fato que hoje faz parte do futebol e não adiante querer tampar o sol com a peneira com discursos que só funcionam mesmo no papel, "ou no mundo maravilhoso de Bob" de quem escreve tais discursos. Isso é uma regra nos grandes, nos médios e nos pequenos centros do futebol brasileiro, e também no futebol mundial. A diferença é que lá fora não temos uma impressa tão sensacionalista como a nossa, ou ela é proibida de publicar tais fatos com mais detalhes.

Não estou aqui defendendo essas caras, mas é um fato que tem que ser colocado na balança. Sejamos francos, hoje até os jogadores entram na pilha da torcida, quantos casos poderíamos citar aqui?

Romarinho ao fazer o gol poderia muito bem ter comemorado de forma extravagante, enlouquecida, mas junto com seus companheiros e torcida. Para que provocar a ira do adversário? E não me venha que foi sem pensar, que foi devido ao calor da disputa.... isso é balela.

Outra coisa que também me incomoda é quando ouço alguém dizer que antes não era assim, que naquela época era isso, aquilo.....aff!!! Pode ser, mas hoje não é mais, e a realidade é essa que temos ai todos os fins de semana nas páginas policiais falando de futebol, ou vice e versa.

Comemore, grita, corra, pule.... mas faça com sua torcida, com seus companheiros. A um ditado que diz que quando um não quer, dois não brigam.. E se podemos prevenir, por que iremos remediar.

segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Empate amargo, mas melhorou

E ai galera rubro negra mais bem vestida do futebol mundial...

Não vencemos, mas também não perdemos. E a verdade é que o time melhorou significamente em relação ao futebolzinho safado que vinha apresentando. E agora, a luz no fim do túnel, já parece ser mais clara.

Ontem o time mostrou vontade de querer ganhar. Foi melhor em campo, dominou praticamente o jogo inteiro. O Gremio se contentou em apenas explorar os contra ataques, o que acabou dando certo em um dos poucos que encaixou e fez o gol. Mas foi só isso que o Gremio fez.

Ainda nos esta faltando aquela sorte tipica de time vencedor, de boa fase. É bola na trave, goleiro se destacando, zagueiro salvando em cima da linha.... e a bola insiste em não entrar, mas não é possível que isso vai durar para sempre....

Gostei da ousadia de Dorival JR no jogo. Pode até ter sido por total falta de opção a escalação de Léo Moura no meio, mas só a iniciativa de não ter medo de tentar já é bom de ver nesse futebol pobre que vivemos nos dias de hoje. Não que Léo Moura tenha feito uma grande partida, ficou no razoável, mas a qualidade e a experiência na saída de bola já deram uma cara nova ao time.

Outro que me agradou muito foi Ibson, o palestino parece que voltou a ser o velho craque de 2007/2008. E para esse escriba a torcida estava sendo injusta com ele.

E como não falar de Adryan? Que golaço!!! Impossível não fazer a comparação com Zico, faltas em tempos de galinho já eram comemoradas com antecedência....Mas claro, as comparações param por aqui. E é preciso calma por parte de todos, principalmente da torcida. O moleque ainda é apenas uma boa opção, mais que isso é contrato de risco, tudo tem seu tempo, e o de Adryan vai chegar naturalmente.

SRN

sábado, 15 de setembro de 2012

Não podemos perder

E ai galera rubro negra mais bem vestida do futebol mundial....


Infelizmente não temos nada de novo para acreditar que as coisas vão mudar. Mesma a tentativa de inovar a formação do time dentro de campo, colocando Léo Moura no meio, não acho que é motivo suficiente para trazer algum alento. Léo Moura não é meia, tem habilidade para ser, mas essas coisas não funcionam do dia pra noite, e com a falta de paciência que boa parte da torcida vem tendo com ele, isso pode ser um tiro no pé. Me lembro de Athirson(lateral esquerdo), ele também tentou migrar para o meio, mas não deu certo.

Jogar no meio é diferente de atuar pelas pontas, por mais que o cara seja ofensivo. Ter visão de jogo para virar uma bola, perceber o adversário recebendo uma bola de costas...mas prefiro acreditar que a mudança vai dar certo, até por que não temos muitas escolhas, é que temos...

Uma coisa é certa, a vitória é a única coisa que nos interessa. E para isso é preciso que a torcida esteja lá, nós não somos uma torcida, somos uma nação, não somos um time com torcida, somos uma torcida com um time, e inexplicávelmente, nossa maior diferença não deu as caras ainda nesse brasileirão. Eu sei, o Engenhão é longe, de difícil acesso.....mas o Flamengo é sua torcida, é ela quem faz a diferença. E nesse momento parece que o torcedor cansou, "chega de tanta palhaçada".....Mas já vi momentos muito mais complicados e ver um Maracanã com mais de 50 mil pagantes.

Também estou cansado de tantas humilhações, palhaçadas... mas se eu como torcedor não acreditar, quem vai???? Lembre-se, SOMOS FLAMENGO, e não o time ali da esquina sem tradição e que a torcida cabe em uma Combi.....Contra os tricoletes sulistas, amanhã, temos que fazer a diferença, por que time e torcida, no nosso caso, é uma coisa só.

SRN

 

quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Sorte é pra quem merece

E ai galera rubro negra mais bem vestida do planeta e que também deve ser a que tem mais problemas cardiácos e de dores de cabeça....

O jogo hoje foi duro de assistir. Um erro atrás de outro. Não me lembro de ver uma sequência de 4 passes certos, e o pior, de ambos os lados. Da para entender o por que dos dois times estarem na berlinda.

Em relação ao que foi o jogo eu me atreveria dizer que o mengo foi até melhor, mas não aquele melhor que pressionou, chutou ao gol, assustou. Teve na maioria da partida mais organização na hora de sair para o jogo, mas só isso. O peixe também não fez muita coisa que assustasse a meta rubro negra, mas teve sorte, coisa que nós não temos a muito tempo, e pra mim, sorte é coisa que vem atrelado com merecimento, e com esse futebolzinho que o mengo vem jogando merecimento é algo que não nos pertence mais.

A situação é complicada. Dorival JR não consegue, com o elenco que tem em mãos, achar uma formação competitiva. A impressão que passa é que ele esta até meio perdido, mas não está. As inúmeras formações diferentes são por conta dos inúmeros problemas que todo santo jogo o time tem. Hora é suspensão, hora é convocação, e ainda tem o fato que tem que haver cuidado em relação a molecada. Triste, mas é verdade.

E como situação nenhuma acontece do nada, esse é o fruto da incompetência de nossa diretoria, que começou já na pré temporada, passou por Joel Santana e não seria Dorival JR, que caiu de para quedas na Gávea, que resolveria feito passe de mágica. Em tudo a um preço a se pagar, e essa humilhação que estamos passando é fruto dos mandos e desmandos, da incompetência, do amadorismo e da flata de vergonha na cara das pessoas que gerem o clube.

Obs: E as organizadas, onde estão? Onde estão os protestos, as cobranças? Onde? Ou será que elas também estão no mesmo saco da diretoria? Ou só servem mesmo para matarem uns aos outros?

quarta-feira, 12 de setembro de 2012

Um jogo e dois destinos

E ai galera rubro negra mais bem vestida do mundo...

Hoje temos um jogo complicado. Além da nossa posição rídicula, mas justa, na tabela ainda vamos enfrentar um time que vive o mesmo problema que o nosso mas com a diferença que eles tem jogadores, ou, o jogador, que pode fazer a diferença, Neymar.

Mas a verdade é que com ou sem Neymar o Santos vem sendo a mesma porcaria que nós, e pior, consegue estar abaixo de nós(impressionante).

Hoje  a promessa é que Dorival deve entrar com um time que muita gente da torcida vem pedindo para ver, ou seja, vai sobrar moleque no gramado. Ai podemos pensar de duas formas: ótimo, quem sabe jogar bola não tem essa de idade; ou achar que é arriscado colocar a molecada nesse momento turbulento que vive o mais querido....Quem esta certo? A verdade é que ambas as alternativas estão certas, literalmente falando o risco do sucesso é igual ao do fracasso.

Que o mengo seja Flamengo mais do que nunca....

SRN

terça-feira, 11 de setembro de 2012

ADIDAS OU OLYMPIKUS

E ai galera rubro negra mais bem vestida do futebol mundial....

Para variar temos mais um assunto que já virou polêmica pela total falta de capacidade de nossa diretoria em saber administrar conflitos, aliás, essa coisa que chamamos de diretoria não sabe  administrar é coisa nenhuma.

Como todos devem estar sabendo a ADIDAS fez uma proposta ao Flamengo para voltar a ser a fornecedora de material esportivo. A proposta é de 350 milhões por um período de 10 anos. E além das cifras tentadoras a empresa alemã garantiu que a distribuição dos uniformes se daria no mesmo patamar de Real Madri e Bayer, ou seja, a marca Flamengo estaria no mundo todo.

Mais as coisas não é tão simples assim.

O Flamengo atualmente tem contrato com a OLYMPIKUS, que particularmente esse escriba acha que a parceria vem sendo muito boa para ambos os lados. E em relação aos números as diferenças não são assim tão grandes levando em conta um contrato de 10 anos. Me lembro ter lido um estudo bem detalhado no blog da Flamengo NET(click aqui)  sobre a proposta da ADIDAS, e entre prós e contra de uma e outra fornecedora teríamos um empate técnico. E com a ressalva que 10 anos é muito tempo, e que as variações do mercado poderiam prejudicar o Flamengo, o ideal é se fazer contratos mais curtos.


Minha opinião é que em time que esta ganhando não se mexe. A parceria vai (ou ia) muito bem obrigado, os uniformes são de excelentes e modernos materiais. Os caras ainda investe na infra estrutura da construção do CT, do museu, paga parte de sálarios de alguns jogadores e aqui dentro do Brasil possuiu a maior distribuição de materiais esportivos.

Claro que reconheço que a ADIDAS também é uma marca que tem condições de ser até melhor que a OLYMPYKUS, mas para que mexer em um negócio que vem dando certo? Será mesmo que a ADIDAS  vai tratar o mengo com o mesmo patamar de Real e Bayer? E a questão financeira, vai ser mesmo boa para o clube?

É muito dinheiro em jogo, e conhecendo a fama da índole da cartolagem rubro negra, não me espantaria que na verdade esse novo contrato só seria mesmo bom é para o bolso dessas pessoas. E pra variar, se tivermos uma rescisão unilateral com a OLYMPIKUS, só quem perde novamente é o nome do clube.

domingo, 9 de setembro de 2012

E a vergonha continua

O mengo não cansa de nos chatear
E ai galera rubro negra mais bem vestida do planeta...

Confesso que em dia de jogo do mengão a tristeza e a quase certeza de um mal resultado nos deixa pra lá de aborrecidos. Tem horas que da vontade de mandar esses FDP lá pra PQP, abandonar tudo e virar fã de golfe, ou um colecionador de selos quem sabe....

É difícil explicar tamanha incapacidade de um time conseguir ser pelo menos objetivo dentro de campo. A falta de vontade e desleixo é tão visível que chega a incomodar até o torcedor adversário, pode isso???

Dez entre dez torcedores tem a mesma impressão do time. Não ouvi ninguém na grande rede, rádio e TV falar algo diferente. Falta vontade, querer vencer e claro, falta um elenco mais equilibrado... Tenho comigo que o elenco não é tão ruim como vem se apresentando, temos sim bons nomes... mas só o nome não basta. Não sei, é complicado tentar explicar algo que até quem esta lá dentro não consegue...

Mas uma coisa é certa, se não mudar radicalmente vamos amargar no lodo fétido das divisões subalternas.

Obs: Onde estão as organizadas? Onde estão os protestos, as cobranças, ou essas torcidas só servem mesmo para se matarem  uns aos outros? Ou será que estão fechando os olhos por algum benefício que vem recebendo dessa diretoria ridícula?

SRN.

quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Falar o que depois de mais uma vergonha?


E ai galera rubro negra mais bem vestida do mundo...

É, mais uma vergonha e o sentimento de inconformidade(que com certeza é geral) é tão grande que nem consegui escrever nada ontem.

Hoje correndo a net li um texto muito bom no URUBLOG(clik aqui) que reflete muito bem nosso sentimento com a atual situação do mengão, ou menguinho, pelo futebol que vem jogando.

Por que os jogadores do Flamengo entram em campo e jogam sem brilho nos olhos? Por que os jogadores do Flamengo perdem todas as divididas?

Por que os jogadores do Flamengo correm com a bola metros e metros de gramado até chegar perto de um companheiro apenas para passá-la a este mesmo companheiro? Por que o time do Flamengo não atua de forma compacta, com aproximação entre jogadores?

Por que os jogadores do Flamengo levam cartões amarelos infantis e que prejudicam o time no jogo e desfalcam a equipe no próximo? Eles querem ser poupados de viagens? Por que será que o treinador, o diretor de futebol ou mesmo a presidência não tomam providências para diminuir este comportamento lesivo aos interesses do clube?

Por que o Flamengo atrai os adversários para seu próprio campo sem ter uma saída articulada (tática) de contra ataque? Por que o Flamengo joga sempre no ataque atabalhoadamente? Por que os jogadores de frente do Flamengo não marcam a saída de bola do adversário como todos os times fazem com o Flamengo?

Por que o time do Flamengo é tão previsível? Por que o time do Flamengo é tão lento? Por que o time do Flamengo não tem um padrão de jogo de acordo com cada técnico que passou pelo comando nos últimos anos?

Por que os jogadores do Flamengo é que determinam, em campo, uma forma de jogar que ignora qualquer tentativa do treinador do momento em dar um padrão tático à equipe?

Por que o ataque do Flamengo não consegue prender a bola na frente? Por que os zagueiros do Flamengo dão chutões a esmo, que muitas vezes terminam nos pés dos jogadores adversários?

Por que o Flamengo não tem saída de bola armada, com o goleiro dando aqueles chutões que eram parte do futebol de trinta, quarenta anos atrás? Por que os jogadores do Flamengo passam a bola para um companheiro e ficam parados, sem se deslocar para receber em melhores condições?

Por que os jogadores do Flamengo são frequentemente substituídos por cansaço? Por que o preparo físico dos jogadores do Flamengo é tão precário para o dito futebol moderno, de força, de velocidade, de combate noventa minutos?

Por que o capitão do Flamengo é um jogador apático, que não tem a menor liderança em campo? Ele é líder aonde? Nos bastidores? Por que todos os times atacam sempre pela lateral direita do time do Flamengo? Por que Leonardo Moura ainda não foi deslocado para o meio de campo, deixando a lateral direita para um jogador que defenda melhor aquele setor? Por que os laterais do Flamengo não bloqueiam quase nenhum adversário que cruza bolas na nossa área o jogo inteiro?

Por que o time do Flamengo não dá combate mais vigoroso ao adversário, preferindo sempre ‘cercar’ o oponente e dando espaço para ele trabalhar e resolver a jogada? Por que nossos atacantes são tão displicentes na hora de finalizar em gol? Ou mesmo quando finalizam, o fazem de forma tão primária e infantil?

Por que temos tantas boas promessas de craques na Gávea que são pouco aproveitados, enquanto outros clubes lançam no time principal jogadores de até 16 anos? Por que, a cada jogo, fica mais evidente a falta de brios dos jogadores do Flamengo? Por que será que os jogadores e até o técnico anterior (Joel Santana) ridicularizaram e acabaram com os termos de conduta elaborados pelo supervisor de futebol na época?

Eles são funcionários de uma instituição que tem todo o direito de estabelecer padrões de conduta dentro do clube, como qualquer empresa faz com seus funcionários, com a diferença de que os jogadores são personalidades públicas e o que fazem foram repercute positiva ou negativamente no clube.

Por que os jogadores do Flamengo preferem um técnico ‘amigo’ a outro que tenha visão mais moderna do futebol, que tente implantar um sistema tático para a equipe? Por que nossos jogadores não conseguem fazer uma autocrítica decente do que cada um fez durante uma partida ou mesmo do desempenho da equipe?

Por que os jogadores do Flamengo conseguiram em apenas poucos meses perder o campeonato carioca, a Libertadores e apenas lutar para não serem rebaixados no Brasileiro?

Por que os jogadores do Flamengo não conseguem ter uma atitude profissional? Por que os jogadores do Flamengo não conseguem ter uma atitude de homens adultos e não de meninos?

Por que os jogadores do Flamengo usam chavões em suas entrevistas sem conseguir dar uma declaração que reflita seriamente o desempenho da equipe e que respeite a inteligência dos torcedores? Por que treinadores e diretorias são permanentemente reféns de jogadores que não honram a história e a tradição do clube?

Por todas estas perguntas penso que os jogadores do Flamengo, há anos e anos, é que mandam no futebol do Flamengo, impondo uma forma de jogar, independente do treinador da ocasião, derrubando sucessivamente treinadores e comissões técnicas; impondo um péssimo exemplo aos novos jogadores das divisões de base; impondo às sucessivas diretorias comportamentos incompatíveis com atletas profissionais de alta performance, mantendo o clube refém de suas atitudes e manhas; impondo, acima de tudo, uma cultura predadora e descolada da história e das tradições do clube.

Por tudo isto, penso que está na hora de uma mudança de cultura no futebol do Flamengo. Fala-se sempre na honra de não ter sido rebaixado. E a desonra de não formar uma equipe baseada em homens que honram a camisa, que se esforçam em campo, que está sempre correndo o risco de cair para a segunda divisão, em vez de disputar os títulos ou ainda as primeiras colocações?

O que os torcedores esperam de uma diretoria séria é romper este ciclo vicioso, afastar jogadores que não podem – por deficiência técnica ou por desinteresse próprio – vestir a camisa de uma dos mais importantes clubes do futebol mundial. É hora de mudar a cultura do futebol do Flamengo.

É hora de ensinar nossos jovens valores que o que queremos é um time de fibra, de homens que lutem até o final de cada partida, que não sejam passivos, que não sejam displicentes, que façam jus aos salários que recebem, que se tiverem problemas com um treinador ou mesmo com outros colegas, não prejudiquem a instituição Flamengo.

Que tenham personalidade, que saibam que o clube que defendem tem uma história secular atrás deles, que tenham brios, que joguem com brilho nos olhos, que tenham atitude de homens.

José Carlos Asbeg


segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Um jogo para riscar da memória


E ai galera rubro negra mais bem vestida do planeta e que deve estar com uma puta dor de cabeça...

Todo mundo sabia que o jogo hoje era osso. Mas confesso que não imaginava um placar tão elástico.

A verdade é que hoje voltamos a ser o tme medíocre da era Joel. Em nenhum momento do jogo, mesmo com o gol dado de presente por Muriel(que falha bisonha), nós não conseguimos se impor dentro de campo. O Inter mandou e desmandou do jeito quis e fez o resultado até com certa facilidade.

A falta de um autêntico camisa 10 é ainda nossa maior carência. Somos totalmente acéfalos nesse quesito. Thomas não consegue fazer o riscado, ainda mais jogando nas pontas como vem sendo. O pior é que a torcida já cansou do moleque. Coisa que no post anterior eu já alertava. E nesse bolo também inclui o Negueba.

Dorival vem insistindo demais com os garotos, e sabedor de suas limitações acaba colocando-os em posições que não rendem o esperado. Se a alternativa é usar a molecada, por que não fazer um rodizio com os mesmos? Matheus e Adrian, só vem entrando literalmente falando, só na fogueira, e ai as coisas ficam mais complicadas ainda.

Para encerrar, é bom lembrar que muito desse esquema não vem dando certo por que nossos alas também não vem fazendo bons jogos, Ramon hoje foi uma lastima, e Léo Moura sumido.

Tomara que esse jogo foi apenas um erro que percurso. Não espero grandes apresentações, mas sabemos que o time pode render muito mais que isso, e por enquanto nossa meta é fazer 45 pontos, além disso é lucro total.

SRN

domingo, 2 de setembro de 2012

Jogar nos pampas sempre e difícil


E ai galera rubro negra mais bem vestida do planeta....

Hoje temos um jogo complicado, e a verdade é que se sairmos com um pontinho do Beira Rio já estamos no lucro. Não que o colorado esteja com essa bola toda, mas infelizmente nosso futebol também não anda lá essas coisas, e o caras são os francos favoritos.

Não vamos ter novidades para esse jogo. É até difícil de desenvolver o texto por essas razões. A escalação deve ser a mesma do empate contra o Sport, e também não vejo muito motivos para não ser. Mas já estou achando que Dorival vem insistindo muito com o Thomas e com o Negueba. Um revezamento não faria mal nenhum para os moleques que já começam a ouvir algumas vaias quando o time não rendo como foi o caso contra o Sport. Torcedor fala que quer ver a molecada e isso e aquilo, mas se o resultado não vem são os primeiros a pagarem o pato, e essa conta pode ser muito alta. Pode por em risco um trabalho de anos.

Mas infelizmente as coisas vem sendo assim e é o que temos.

O importante hoje é não perder. Confesso que não tenho esperanças de sequer uma vaga na libertadores, acho difícil com esse elenco que temos e pelo tempo de trabalho com essa nova filosofia e a mescla dos jogadores da base com os mais experientes. Esse é um trabalho que para dar frutos é preciso um certo tempo, 2013 esta nos aguardando....

Claro que vou torcer pela vitória e é o que espero, apesar das dificuldades. Mas um "empatizinho" não é mal negocio.